SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Gastrointestinal parasites in goats from Monte Castelo, Santa Catarina, BrazilControl of Strongyloides westeri by nematophagous fungi after passage through the gastrointestinal tract of donkeys author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

On-line version ISSN 1984-2961

Abstract

GUEDES, Paulo Marcos Matta et al. Alterações hematológicas durante a infecção canina experimental por Trypanosoma cruzi. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2012, vol.21, n.2, pp. 151-156. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-29612012000200015.

Para confirmar que cães Beagle são um bom modelo para doença de Chagas, foram avaliadas as alterações hematológicas durante as fases aguda e crônica em cães Beagle infectados com as cepas Y, Berenice-78 (Be-78) e ABC de Trypanosomacruzi, correlacionando os sinais clínicos com a curva de parasitemia. Foi demonstrado que a fase aguda da infecção foi marcada por letargia e perda de apetite. Simultaneamente, observou-se anemia, leucocitose e linfocitose. Ainda, foram descritas alterações hematológicas e sinais clínicos positivamente correlacionados com a parasitemia durante a infecção experimental com as três cepas de T.cruzi estudadas, demonstrando que a infecção em cães Beagle constitui um modelo fidedigno para a doença de Chagas.

Keywords : Trypanosoma cruzi; cães Beagle; parasitemia; linfocitose; anemia; leucocitose.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English