SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Ehrlichia canis and Rickettsia spp. in dogs from urban areas in Paraiba state, northeastern BrazilRisk factors associated with Toxoplasma gondii infection in free-range chickens in the semiarid region of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

Print version ISSN 0103-846XOn-line version ISSN 1984-2961

Abstract

MAIA, Amanda Rafaela Alves et al. Análise de aglomerados espaciais no nível do rebanho de cisticercose bovina no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2017, vol.26, n.2, pp.216-220.  Epub June 22, 2017. ISSN 1984-2961.  https://doi.org/10.1590/s1984-29612017002.

O objetivo deste estudo foi identificar agrupamentos espaciais de rebanhos positivos para cisticercose bovina no Estado da Paraíba. O estado foi dividido em três grupos amostrais: estrato amostral 1 (mesorregião do Sertão), estrato amostral 2 (mesorregião da Borborema), e estrato amostral 3 (mesorregiões da Zona da Mata e Agreste), e 2.382 vacas com idade ≥ 24 meses foram amostradas a partir de 474 propriedades. O diagnóstico sorológico da cisticercose bovina foi inicialmente realizado pelo ELISA indireto, e as amostras de soro positivas foram confirmadas por immunoblot. Um rebanho foi considerado positivo para cisticercose se apresentasse pelo menos um animal positivo em rebanhos de até 29 fêmeas, e dois animais positivos em rebanhos com mais de 29 fêmeas. Os agrupamentos espaciais foram avaliados com o uso da metodologia k-vizinhos mais próximos de Cuzick-Edwards e estatística espacial de varredura. Um agrupamento significativo de rebanhos positivos foi detectado na parte sul da mesorregião da Borborema. Tendo em vista que os testes sorológicos para diagnóstico de cisticercose bovina não são amplamente disponíveis, bem como é comum na região a reposição e manutenção dos rebanhos por compra de animais, conclui-se que medidas de prevenção devem ser aplicadas em nível de rebanho.

Keywords : Gado; epidemiologia; análise de cluster; cisticercose bovina.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )