SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Cucullanus marajoara n. sp. (Nematoda: Cucullanidae), um parasito de Colomesus psittacus (Osteichthyes: Tetraodontiformes) no Marajó, BrasilEfeito in vivo do diflubenzuron, administrado via sal mineral, contra Haematobia irritans e Rhipicephalus microplus parasitando bovinos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versão impressa ISSN 0103-846Xversão On-line ISSN 1984-2961

Resumo

PINHEIRO, Raul Henrique da Silva et al. Nematoide capilaridae na língua de Cerdocyon thous de vida livre no Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2018, vol.27, n.4, pp.531-544.  Epub 08-Nov-2018. ISSN 0103-846X.  http://dx.doi.org/10.1590/s1984-296120180078.

O estudo de helmintos de animais selvagens vitimados por atropelamento, ainda é uma prática pouco comum, porém pode ser promissor, uma vez que permite a identificação de helmintos a partir de hospedeiros juvenis e adultos, e atendem às atuais discussões em bioética, as quais priorizam métodos alternativos para o uso de animais. Foram avaliados 3 exemplares de Cerdocyon thous provenientes de doação pós-óbito por atropelamento. Dois deles apresentaram pequenos nematoides adultos inseridos nos tecidos epitelial e conjuntivo da língua. O diagnóstico foi baseado na análise de cortes histológicos que evidenciaram a presença de ovos no interior do nematoide e nas características morfológicas gerais do mesmo. Morfologicamente estes nematoides apresentavam corpo com estrias transversais, abertura bucal simples e lábios ausentes, esôfago trichuroiude com a presença de esticócitos e bandas bacilares ao longo do corpo, característica morfologicamente sugestiva da família Capillariidae e do gênero Capillaria . A presença de nematoides inseridos na língua de C. thous é um fato de extrema importância para o conhecimento da biodiversidade de parasitos zoonóticos circulantes presentes em populações selvagens de canídeos. Porém, permanece obscura a explicação para tais achados, uma vez que tal evento não foi observado no ciclo biológico das espécies até o momento.

Palavras-chave : Nematoda; Capillaria; mamífero; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )