SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Sandflies in an endemic area for Visceral Leishmaniasis in Northeastern BrazilMorphological and molecular identification with frequency analysis of Calicophoron microbothrioides in central Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

Print version ISSN 0103-846XOn-line version ISSN 1984-2961

Abstract

LIMEIRA, Clécio Henrique et al. Aspectos clínicos e diagnóstico da leishmaniose em equídeos: uma revisão sistemática e meta-análise. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2019, vol.28, n.4, pp.574-581.  Epub Oct 03, 2019. ISSN 1984-2961.  https://doi.org/10.1590/s1984-29612019074.

As leishmanioses são um grupo de doenças de importância zoonótica causadas por mais de 20 espécies de protozoários do gênero Leishmania, sendo o cão doméstico considerado o principal reservatório da doença. No entanto, diversas pesquisas têm investigado o envolvimento de outros vertebrados como reservatórios do parasita. Portanto, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática com meta-análise da ocorrência de leishmaniose em equídeos. Os relatos de caso descreviam animais com sintomas cutâneos de leishmaniose (pápulas, nódulos, úlceras, crostas) que regrediam espontaneamente, localizadas principalmente na cabeça e membros, sendo identificadas três espécies do protozoário nas lesões: Leishmania braziliensis, Leishmania infantum e Leishmania siamensis. Por sua vez, a meta-análise evidenciou uma prevalência combinada de 25%, porém com alta heterogeneidade entre os estudos, atribuída às diferenças nos métodos utilizados no diagnóstico da doença. A leishmaniose em equídeos é uma doença benigna, porém deve ser incluída no diagnóstico diferencial de doenças cutâneas nessas espécies. Os estudos soroepidemiológicos são importantes para investigar e monitorar a suspeita de exposição desses hospedeiros ao parasita, principalmente em áreas endêmicas, porém há necessidade de padronização dos métodos de diagnóstico.

Keywords : Equino; diagnóstico; Leishmania; meta-análise; zoonose.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )