Acessibilidade / Reportar erro

O efeito de diferentes métodos de ensino de inglês como língua estrangeira na compreensão de textos em inglês

O estudo examinou a influência de diferentes métodos de ensino de inglês como língua estrangeira na compreensão de textos em inglês. Trinta alunos de inglês falantes nativos do português (12 a 14 anos) foram investigados. Metade da amostra freqüentava cursos de inglês que adotavam uma Abordagem Comunicativa, e a outra metade freqüentava cursos que adotavam uma Abordagem Áudiolingual. A compreensão de textos, em inglês e em português, foi avaliada através da reprodução de um texto lido e perguntas sobre o texto. Apesar de todos os participantes apresentarem níveis semelhantes de compreensão de textos em português, quando compreendiam o texto em inglês, os alunos da Abordagem Comunicativa mostraram níveis mais elaborados de compreensão do que os alunos da Abordagem Áudiolingual. Concluiu-se que o método de ensino desempenha papel importante na compreensão de textos em inglês.


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com