SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4Linguistic discoveries for researchers and learners: Corpus Linguistics and the teaching of grammarTradicional Grammar Teaching or Practice of Linguistic Analysis: a question of (con)tradition in Portuguese classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

ANGELO, Graziela. A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2010, vol.10, n.4, pp. 931-947. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400006.

O presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esfera acadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás, no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca de compreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professoras de Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensino público paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeito do ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que a permanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram num mesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino da gramática.

Keywords : língua portuguesa; ensino; gramática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese