SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Metaphor and Corpus Linguistics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

BAAYEN, R. Harald. A linguística de corpus e a aprendizagem discriminativa ingênua. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp.295-328. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000200003.

Três classificadores de aprendizagem de máquina (modelos mistos lineares generalizados, aprendizagem baseada na memória e máquinas de apoio a vetores) são comparados com o classificador da aprendizagem discriminativa ingênua, derivada de princípios básicos da aprendizagem guiada por erros de humanos e animais. Testada na alternância dativa do inglês, usando os dados do Switchboard (BRESNAN; CUENI; NIKITINA; BAAYEN, 2007), a aprendizagem discriminativa ingênua emerge com uma acurácia predicativa no estado da arte. A aprendizagem discriminativa ingênua oferece um arcabouço unificado para a compreensão da aprendizagem de padrões distribucionais probabilísticos, para a classificação, e para um embasamento cognitivo para a análise de colexemas distintivos.

Keywords : aprendizagem de máquinas; alternância; dativa; Switchboard; padrões de distribuição probabilística; análise de colexemas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License