SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Corpus linguistics and naive discriminative learningCorpora from a sociolinguistic perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

SARDINHA, Tony Berber. Metáfora e linguística de corpus. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp.329-360. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000200004.

Neste artigo discuto quarto aspectos da pesquisa sobre metáfora do ponto de vista da linguística de corpus: (1) a lexicogramática das metáforas, que se refere aos padrões da metáfora linguística revelados pela análise de corpus; (2) probabilidades metafóricas, que é uma faceta da metáfora que emerge a partir dos estudos relacionados à freqüência de metáforas; (3) dimensões da variação de metáforas, ou a busca por parâmetros sistemáticos de variação de uso de metáfora em diferentes gêneros; e (4) captura automática de metáfora, que está relacionada ao desenvolvimento de softwares que auxiliam na identificação de metáforas em corpora. I defendo que esses quatro aspectos são interrelacionados, e que progressos em um deles podem acarretar mudanças nos outros.

Keywords : corpora; metáfora; identificação de metáfora; lexicogramática; probabilidades; Análise Multidimensional; software de captura de metáforas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License