SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The future of multimodal corporaCorpus linguistics and second/foreign language learning: exploring multiple paths author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

KYTO, Merja. Corpora e linguística histórica. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp.417-457. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000200007.

Este artigo objetiva fazer um levantamento e avaliar o estado da arte dos corpora históricos eletrônicos e da metodologia de estudos de corpora, assim como sugerir possíveis desenvolvimentos futuros na área. Destaca-se que dentro do espectro metodológico da linguística de corpus, a linguística de corpus histórica emergiu como um campo de investigação vibrante que tem adicionado interesse ao estudo da história e da mudança linguística. De acordo com um pesquisador da área com mais de cinqüenta anos de experiência, "pode-se dizer que sem o apoio e o novo ímpeto trazidos pelos corpora, a linguística histórica baseada em evidências teria estado próxima ao fim de sua vida nesses tempos de rápidas mudanças de vida e de pesquisa, aumentando a competição na carreira acadêmica e nas atrações metodológicas oferecidas aos jovens pesquisadores (RISSANEN, no prelo). Corpora históricos e outros recursos eletrônicos têm também tornado o estudo da história da língua atraente: eles engajam a atenção dos estudantes tanto de forma individual quanto interativa (CURZAN 2000, p. 81).

Keywords : Corpora históricos eletrônicos; etodologia de estudos de corpora; recursos eletrônicos; colaboração interdisciplinar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License