SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Corpus linguistics and second/foreign language learning: exploring multiple pathsCorpora and cognitive linguistics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

MONEGLIA, Massimo. Corpora orais e pragmática. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp.479-519. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000200009.

O objetivo deste artigo é apresentar argumentos favoráveis a dois pontos relacionados ao estudo de corpora orais e pragmática: a) no nível da anotação, os corpora devem garantir o processamento do fluxo discursivo em enunciados, baseando-se em chaves prosódicas, e oferecer fácil acesso aos arquivos de som; b) no nível da amostragem, os corpora devem garantir a representatividade máxima de variação contextual, ao invés de variação de falantes. Apresentaremos os motivos que sustentam a escolha das fronteiras prosódicas como o referencial básico para a anotação prosódica da fala, como uma forma relevante de se obterem dados importantes do fluxo discursivo. Partindo do nosso conhecimento atual sobre a distribuição tipológica de atos de fala em corpora orais, apresentaremos as razões pelas quais a construção de corpora de acordo com a estratégia da variação contextual deve expandir o nosso conhecimento sobre pragmática. Adicionalmente, defenderemos que a prosódia é a interface necessária entre atos locutórios e ilocutórios e mostraremos que uma análise prosódica mais profunda é necessária para que se obtenham atos de fala desconhecidos a partir do uso da língua. Por fim, esboçaremos rapidamente os principais pressupostos da Teoria da Língua em Ato (CRESTI, 2000), a qual se debruça sobre a ligação entre a prosódia e a pragmática e auxilia na explicitação dos principais aspectos do conhecimento pragmático.

Keywords : corpora orais; pragmática; anotação; amostragem; tipologia dos atos de fala; prosódia; Teoria da Língua em Ato.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License