SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Corpora and cognitive linguistics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

SZMRECSANYI, Benedikt  and  WOLK, Christoph. Dialetologia holística baseada em corpus. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp.561-592. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000200011.

Este artigo debruça-se sobre o esboço propositivo de futuras direções para a dialetologia baseada em corpus. Defendemos uma abordagem holística para o estudo da variabilidade linguística geograficamente condicionada, e apresentamos uma metodologia adequada para tal - a dialetometria baseada em corpus. Mais especificamente, defendemos que para que se obtenham todos os resultados esperados da metodologia de corpus, pesquisadores devem: (i) abandonar seu foco exclusivo em traços linguísticos individuais em favor do estudo dos agregados de traços, (ii) amparar-se em métodos computacionais avançados de técnicas de análise multivariada (tais como escalagem multidimensional, análise de clusters, e análise de componente principal), e (iii) auxiliar a interpretação de resultados empíricos através da utilização do estado da arte em técnicas de visualização. A fim de exemplificarmos essa linha de análise, apresentamos um estudo de caso que explora a variabilidade da frequência agregada de 57 traços morfossintáticos de 34 dialetos da Grã-Bretanha.

Keywords : dialetologia baseada em corpus; abordagem holística; dialetometria baseada em corpus; agregados de traços; análise multivariada; técnicas de visualização.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License