SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Applied Linguistics: an identity constructed in the Brazilian Congresses of Applied LinguisticsThe education of teacher educators: perspectives of collaboration between undergraduate and graduate students in the Project Teletandem Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

BRITO, Cristiane Carvalho de Paula. Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp.633-652. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300003.

Este artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino.

Keywords : língua materna; formação de professores; gramática; imagens; análise do discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License