SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Medium / support, and hypergenre: genre and its relationshipsRedesigning English language curricula in global times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

SILVA, Elizabeth Maria da  and  ARAUJO, Denise Lino de. Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 705-726. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300006.

este artigo tem dois objetivos: (1) descrever o histórico de letramento dos candidatos (HL) ao vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e (2) analisar as associações entre a mobilização de práticas letradas nas redações de vestibular e o HL dos candidatos. Os dados indicam que o histórico de letramento constituído por práticas do letramento escolar não se mostrou suficiente para que os candidatos atendessem às práticas letradas requeridas pelo exame. No entanto, aqueles que demonstraram um HL pontuado por experiências de escrita adquiridas fora da escola atenderam de modo mais adequado ao que fora solicitado na produção textual.

Keywords : prova de redação; práticas letradas; histórico de letramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese