SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Influence of the candidates' literacy history in the mobilization of literacy practices in the composition test of the university entrance examinationTranslation, patterns and nuance: a study based on Corpus Linguistics about different semantic prosodies found in the source and target languages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

DUBOC, Ana Paula Martinez. Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp.727-746. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300007.

Este artigo propõe uma reflexão acerca de propostas curriculares para o ensino de língua inglesa na educação básica brasileira diante das recentes transformações das sociedades contemporâneas, assumindo como aporte teórico as novas teorias de letramento. A escolha justifica-se porque tais teorias têm apresentado interessantes reconceituações de conhecimento, de língua e de pedagogia. O artigo analisará duas propostas curriculares produzidas em diferentes escalas. Primeiramente, o trabalho buscará investigar as bases epistemológicas que fundamentam ambos os documentos, para, em seguida, expandir a reflexão sob o ponto de vista das demandas trazidas pela globalização, com ênfase para o embate entre local e global.

Keywords : Currículo de língua inglesa; novas teorias de letramento; global; local.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License