SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Translation, patterns and nuance: a study based on Corpus Linguistics about different semantic prosodies found in the source and target languages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

BARBOSA-PAIVA, Crisciene Lara. A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 773-798. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009.

Este artigo descreve, sob a Perspectiva Textual-Interativa, tal como definida por Jubran (2006a), a parentetização (JUBRAN, 1996, 2006b) em uma conversação síncrona mediada por computador, voltada para a esfera educacional, escrita em espanhol por participantes brasileiros - o chat educacional. Observamos que a parentetização constitui-se como uma das regularidades dos processos de elaboração textual. Trata-se, portanto, de uma estratégia de construção textual do chat educacional bastante produtiva.

Keywords : Perspectiva textual-interativa; estratégia de construção textual; parentetização; chat; conversação escrita em espanhol e mediada por computador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese