SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?O trabalho com línguas para fins específicos em uma perspectiva interacionista sociodiscursiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

versão On-line ISSN 1984-6398

Resumo

LIMA, Marília dos Santos. Tarefas colaborativas e ocasiões de aprendizagem em inglês como língua estrangeira. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp. 837-852. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000400003.

O estudo aqui relatado é parte de um projeto de pesquisa qualitativa sobre o uso de tarefas colaborativas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no Brasil. A pesquisa examina o conceito de diálogo colaborativo (SWAIN, 2000), entendido como o diálogo que constrói conhecimento por meio de uma perspectiva sociocultural de aprendizagem de línguas. Os resultados sugerem que os alunos refletiram sobre a língua alvo, testaram hipóteses e reformularam sua produção, a fim de promover compreensão mútua no processo de aprendizagem. A interação estabelecida durante a produção do diálogo colaborativo estimulou a aprendizagem da língua estrangeira, visto que os aprendizes perceberam falhas linguísticas na língua alvo e procuraram soluções em conjunto.

Palavras-chave : diálogo colaborativo; tarefas; inglês como língua estrangeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês