SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Course design, action research and the use of computers: challanges in an ESP courseOverview of studies about language and aviation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

STANKE, Roberta Cristina Sol Fernandes. O papel do professor no ensino de alemão para o fim específico da leitura. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp. 935-961. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000400008.

Este artigo tem por objetivo abordar o papel do professor em um curso de alemão, cujo fim específico é o desenvolvimento da habilidade de leitura nesta língua estrangeira (LE). Os resultados da pesquisa, realizada com bas eem notas de campo em um curso de alemão para leitura, diários, entrevistas, questionários, análise documental e gravações em áudio e vídeo, demonstraram o papel multifacetado do professor de LE para fins específicos que, além de ensinar a língua-alvo, analisa as necessidades da situação-alvo e da situação de aprendizagem, seleciona e elabora material didático, conscientiza seu aprendiz sobre o que significa a atividade de leitura e fomenta o desenvolvimento das estratégias de leitura.

Keywords : alemão para fins específicos; papel do professor; leitura em LE; estratégias de leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese