SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Globalization and language policies of multilingual societies: some case studies of south east AsiaLanguage planning for "Mundurukú do Amazonas" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

TING, Su-Hie. Impacto variável do planejamento linguístico nacional da Malásia sobre não falantes do Malaio em Sarawak. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 381-403. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012000200008.

Este estudo examinou o impacto da política de ensino da língua nacional de três principais grupos étnicos no estado malaio de Sarawak. Os dados analisados basearam-se em uma pesquisa sociolinguística sobre o uso da língua em seis domínios e envolveu 937 adolescentes malaios, chineses e Iban de três grandes cidades de Sarawak. Os resultados mostraram que o uso da língua Bahasa da Malásia superou o uso do inglês para todos os três grupos étnicos, comprovando o sucesso da escolaridade obrigatória em língua nacional. No entanto, o planejamento do estudo da língua tem maior impacto sobre o Iban do que sobre os chineses. Estes estão se afastando das línguas étnicas dos subgrupos chineses para o chinês Mandarim. A disponibilidade de uma língua alternativa padrão, com prestígio internacional, que também funciona como um símbolo de solidariedade cultural, compromete o impacto da política de ensino da língua nacional.

Keywords : Língua Nacional; Planejamento Língua; Malásia; China; Iban; Malaio.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English