SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Oaks reeds, trees and rhizomes: paradigms in teacher educationBuilding didactic projects of reading and writing as result of a proposal for cooperative continuing education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Zonas de conflitos e potencialidades no processo de se tornar professor de inglês como LE. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 511-531. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012000300005.

Ao mudar o foco de processos maturacionais completos para aqueles que podem ser potencialmente desenvolvidos na interação com outrem e propor que ao interagir com os variados artefatos culturais somos transformados pela atividade e capazes de transformá-la, a noção vygotskiana de ZPD tornou-se uma ferramenta de análise revolucionária na esfera educacional. Após delinear as características da ZPD que têm contribuído para minha reflexão sobre a construção do conhecimento no processo de formação pré-serviço de professores de língua inglesa, este artigo pretende discutir as zonas potenciais de desenvolvimento reveladas em relatórios escritos por três futuros professores de inglês como LE durante um curso de Prática de Ensino da Língua Inglesa. Alicerçado na noção de ZPD e nos conceitos de ideologia, discurso autoritário e discurso internamente persuasivo propostos pelo círculo de Bakhtin, a análise foca principalmente nos conflitos vivenciados no processo de se tornar professor de língua inglesa.

Keywords : ZPD; reflexão crítica; ideologia; discurso autoritário e internamente persuasivo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English