Acessibilidade / Reportar erro

O letramento acadêmico em inglês: dificuldades na confecção da seção introdução de artigos acadêmicos

English academic literacy: difficulties in writing the introduction section of research articles

Este trabalho discute as dificuldades de um pós-graduando da área de energia na confecção da introdução de um artigo acadêmico em inglês. Duas versões do texto foram analisadas (uma após a instrução e outra após a conferência com a instrutora), comparando-as com os modelos de introdução de Swales (2004) e de Samraj (2002) ensinados no curso. O aluno apresentou os seguintes problemas: a narração como modo de organização retórica do texto, a ausência do movimento 2 dos modelos, uma escolha inadequada de léxico. A combinação desses elementos impediu que o texto apresentasse o valor cultural do gênero textual artigo acadêmico - a autopromoção. Os dados suscitam questionamentos sobre os limites da descrição empírica dos gêneros textuais e de seu ensino.

artigo acadêmico; introdução; energia; ensino baseado em gêneros textuais


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com