SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Networked literacies: texts, machines, subjects and knowledges in translationOpportunities of literacy through text mining and fanfiction writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

PINHEIRO, Regina Cláudia  and  ARAUJO, Júlio. Letramento hipertextual: por uma análise e redefinição do conceito. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 811-834.  Epub Aug 14, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000002.

Neste artigo refletimos sobre a emergência de um conceito de letramento hipertextual a partir da descrição de práticas de letramento realizadas por sujeitos na elaboração de material didático para um curso on-line. A partir das ideias sobre letramento hipertextual de Bolter (1998) e letramentos múltiplos de Semalli (2001), realizamos um estudo de caso no qual acompanhamos a elaboração de material didático para o ensino on-line. Os resultados nos mostraram que, para exercer práticas de letramento hipertextual, os usuários necessitam entrelaçar múltiplos letramentos, tais como os letramentos tradicional, visual, informático e informacional. Nesse sentido, defendemos que o conceito de letramento hipertextual deve ser considerado uma categoria maior, que se realiza a partir da conexão entre múltiplos letramentos.

Keywords : letramento hipertextual; novos letramentos; elaboração de material didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese