SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Digital (multi)literacy(ies) and positioning theory: analysis of discursive practices of teachers involved with information and communication technologies in the public educationAuthorship and deontology: mediation of ethical principles and literacy practices in academic writing using a virtual forum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

ZART, Lidia Helena Muller  and  FRAGA, Dinorá Moraes de. Ferramentas tecnológicas para investigação de autoria. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 67-83.  Epub Aug 14, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000003.

Este estudo busca verificar como se dá o processo da autoria, permitido pela tecnologia, nas produções textuais em ambientes digitais, com o uso da internet. Esse ambiente de produção textual no meio digital suscita implicações sobre a concepção de autoria nos textos digitais e sobre práticas escolares em contextos digitais, em que as marcas de um autor individual desaparecem em favor de um autor coletivo constituído pelo hipertexto. Apontamos este aspecto como constituidor da concepção de letramento digital, desenvolvido na perspectiva da autoria segundo a função autor (FOUCAULT, 1996; 2006), e de reprodutibilidade técnica (BENJAMIN, 1994).

Keywords : autoria; reprodutibilidade técnica; produção textual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese