SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4In defense of a poetic attitude towards interpretation during literacy practices in school contextHypertextual literacy: for its concept analysis and redefinition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos em rede: textos, máquinas, sujeitos e saberes em translação. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 783-810.  Epub Aug 14, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000004.

Este trabalho apresenta uma proposta de (re)descrição do fenômeno do(s) (novos) letramento(s) fundamentada teórico-metodologicamente na Teoria Ator-Rede e ilustra o percurso que levou a tal proposta com uma vinheta descritiva de parte dos resultados de um estudo de cunho etnográfico que envolveu dois estudantes universitários do sudeste do Brasil por um período de dois anos. Os dados incluídos no estudo foram gerados por várias estratégias, tais como o monitoramento dos computadores pessoais dos informantes por meio de um software especializado, notas de campo, diários pessoais, observação simples e participante, além de entrevistas semiestruturadas. Objetiva convidar a comunidade de pesquisa em novos letramentos no Brasil a avaliar a utilidade de conceberem-se letramentos e subjetividades como atores-redes, assim como os limites de tal manobra teórico-metodológica. Revisa brevemente estudos sobre (novos) letramento(s) que utilizaram conceitos da Teoria Ator-Rede e conclui que a mesma ainda não foi explorada em todo o seu potencial nesse campo de pesquisa.

Keywords : letramentos; teoria ator-rede; subjetividade; contexto; cultura digital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese