SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Critical literacy practices in foreign language teachers educationPedagogical Project of the Licentiate course in English at UFAL: literacies in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

REICHMANN, Carla Lynn. Práticas de letramento docente no estágio supervisionado de letras estrangeiras. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 933-954.  Epub Aug 14, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000005.

Neste artigo discuto a relevância de práticas de letramento no estágio. Alinhando-me aos novos estudos de letramento (BARTON et al., 2000) e considerando a escrita como elemento identitário de formação (KLEIMAN, 2007), adoto a perspectiva bakhtiniana de gênero a fim de investigar relatos autobiográficos alicerçados em fotobiografias escolares produzidas em uma disciplina de estágio em língua estrangeira, em 2011. Neste recorte analiso as vozes enunciativas que ecoam em dois relatos, em especial as vozes de personagem e autor (BRONCKART, 1999; 2006), para sintonizar com as vozes e identidades sociais que se constituem nos textos. Em suma, retomando Kleiman (2006; 2011), saliento o impacto vital do trabalho do professor como agente de letramento, levando em conta a heterogeneidade das trajetórias de letramento e formação.

Keywords : letramento docente; gênero profissional; vozes; estágio; Letras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese