SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Focus on literacy: the uses of writing in a community school in Florianópolis (SC)In defense of a poetic attitude towards interpretation during literacy practices in school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

MEDEIROS, Neilson Alves de. Os jogos de linguagem no discurso infantil: implicações na constituição do letramento oral. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 747-762.  Epub Sep 18, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000006.

O presente trabalho objetiva discutir o papel que os jogos de linguagem possuem no desenvolvimento de gêneros textuais orais, também responsáveis pela inserção da criança em práticas letradas. Para tanto, discutiremos as noções de jogos de linguagem e de gêneros textuais, buscando identificar nesses fenômenos as diversas vias de acesso ao letramento como processo multidimensional. Com isso, adotaremos uma investigação de cunho interpretativista, observando dados referentes a um corpus coletado em sala de aula da Educação Infantil, com crianças na faixa etária de quatro anos de idade. Nossos resultados apontam a presença de jogos de linguagem nos gêneros orais que se apresentam em sala de aula. Isso nos leva a crer que as práticas letradas demandam o uso de jogos de linguagem, uma vez que eles viabilizam a diversidade de formas de utilização da língua.

Keywords : jogos de linguagem; gêneros orais; letramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese