SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Recent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

SILVA, Elizabeth Maria da  and  ARAUJO, Denise Lino de. Letramento: um fenômeno plural. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 681-698.  Epub Sep 18, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000007.

Este artigo tem como principal objetivo discutir três abordagens de letramento: crítica (BARTON; HAMILTON, 2000, GEE, 2000), sociopragmática (MEY, 2001) e sociorretórica (BAZERMAN, 2007). A partir dessa discussão, é possível verificar que os defensores dessas abordagens, embora utilizem nomenclaturas distintas e enfatizem aspectos diferentes, partilham de um mesmo princípio - tanto o fator social quanto o individual parecem interferir na configuração das práticas letradas demonstradas pelos sujeitos.

Keywords : Abordagens de Letramento; Práticas Letradas; Situação Comunicativa; Histórico de Letramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese