SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Literacy: a plural phenomenonFocus on literacy: the uses of writing in a community school in Florianópolis (SC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

SATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHAES, Izabel  and  BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 699-724.  Epub Sep 18, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008.

A oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.1 Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.

Keywords : Discurso; Letramento; Educação Inclusiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese