SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Language games in child's speech: implications for the development of oral literacyNetworked literacies: texts, machines, subjects and knowledges in translation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

CORTEZ, Cinara Monteiro. Em defesa de uma atitude poética para a interpretação nas práticas de letramentos em contexto escolar. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 763-782.  Epub Sep 18, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000009.

O presente texto busca discutir a questão da interpretação, especialmente durante as práticas de letramentos em contexto escolar, reagindo a concepções teóricas que norteiam as reflexões aqui apresentadas e que posicionam a linguagem como um instrumento de representação do mundo ou como um fazer, e também àquelas que se encontram na tensão entre esses polos. Nesse sentido, a proposta deste texto é defender uma atitude mais poética para o trabalho da interpretação nas práticas de letramentos em contexto escolar, em uma postura de reação ao texto, que envolve a noção de ato de leitura como performance, e não como um exercício de decodificação ou descoberta.

Keywords : Letramentos; Interpretação; Atos de Leitura; Representação; Práxis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese