SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Recent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practicesLanguage games in child's speech: implications for the development of oral literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

EUZEBIO, Michelle Donizeth. Letramento em foco: os usos da escrita em uma comunidade escolar em Florianópolis (SC). Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 725-746.  Epub Nov 06, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000011.

Este artigo topicaliza os usos sociais da escrita, ancorando-se nas teorizações dos estudos do letramento. Seu objetivo é descrever práticas e eventos de letramento vivenciados por um grupo de crianças residentes em um bairro de vulnerabilidade social, identificando concepções sobre a escrita na escola e depreendendo implicações de aprendizagem, no que diz respeito à formação dos alunos, decorrentes de similaridades ou diferenças entre tais práticas. Os resultados sugerem que haja uma flagrante ausência de escrita na ambientação escolar e nas aulas dessa classe, muitas vezes motivada pelas condições de a(na)lfabetismo dos alunos e, possivelmente, na origem, por uma tácita naturalização da não aprendizagem que tende a caracterizar espaços de vulnerabilidade social como esse.

Keywords : Modelos autônomo e ideológico de letramento; práticas e eventos de letramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese