SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Teacher literacy practices in the foreign letters supervised internshipContributions of recent theories of critical literacies to ESP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

STELLA, Paulo Rogério  and  TAVARES, Roseanne Rocha. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Inglês da UFAL: os letramentos em questão. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 955-970.  Epub Nov 06, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000013.

Este artigo visa à análise e à discussão do Projeto Pedagógico de Licenciatura em Inglês da Universidade Federal de Alagoas - Maceió no que se refere aos sentidos de letramentos. Considerando que o documento escrito reflete uma posição socioideológica (CHARTIER, 1999); que um projeto deve ter não somente a função pedagógica, mas também política no sentido de modificação da realidade (FREIRE, 2001); e que a evolução desse documento depende de revisões críticas (PENNYCOOK, 2001), observamos que o projeto, publicado em 2007, revela um posicionamento muito restrito no que se refere ao conceito de texto e às modalidades concorrentes na produção de sentido (MONTE-MÓR, 2011) desses textos. O conceito de letramento (no singular) se restringe à leitura e à escrita somente e está aparentemente dissociado do uso de tecnologias.

Keywords : projeto pedagógico; letras; letramentos; tecnologias; produção de sentido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License