SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Opportunities of literacy through text mining and fanfiction writingSystemic-functional analysis as support for reading of texts: the "Devassa" case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

DIAS, Reinildes. WebQuests: tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp. 861-882.  Epub Nov 06, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000014.

O objetivo principal deste artigo é discutir o papel das tecnologias digitais nas mudanças sociais, econômicas e comunicacionais da era contemporânea. Tais mudanças influenciam diretamente a formação do professor de inglês. Imperativo se torna, então, o desenvolvimento de seus multiletramentos para que se possa construir e produzir significados de textos digitais multimodais de forma crítica. A investigação empírica do estudo revela que as WebQuests constituem ambientes adequados a esse fim, isto é, ao desenvolvimento profissional do professor em relação aos multiletramentos. Parece possível afirmar que um professor multiletrado pode provocar mudanças em seu fazer pedagógico e um realinhamento às necessidades de seus alunos para os desafios da era do ciberespaço.

Keywords : WebQuests; multiletramentos; multimodalidade; aprendizagem colaborativa; formação do professor de inglês.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese