SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Hypertextual literacy: for its concept analysis and redefinitionWebQuests: tecnologies, multiliteracies and the english teacher's professional development for the cyberspace author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

COSTA, Patrícia da Silva Campelo  and  REATEGUI, Eliseo Berni. Oportunidades de letramento através de mineração textual e produção de Fanfictions. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2012, vol.12, n.4, pp.835-860.  Epub Nov 06, 2012. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000015.

Este trabalho tem por objetivo investigar como o letramento pode ser apoiado pelo uso de um recurso digital passível de auxiliar os processos de leitura e produção textual. Assim, a presente pesquisa baseia-se nos estudos de Feldman e Sanger (2006) acerca da mineração de textos e nas pesquisas de Black (2007; 2009) sobre a incorporação de um gênero textual característico da internet (fanfiction) na aprendizagem de línguas. Através da utilização de um recurso de mineração de texto (Sobek), a partir do qual ocorre a extração dos termos mais recorrentes em um texto, os participantes deste estudo criaram narrativas em inglês como língua estrangeira (LE), em meio digital. Observou-se que a utilização da ferramenta deu suporte à produção textual em LE, e sua subsequente prática de letramento, visto que os alunos se apoiaram no recurso de mineração para criar narrativas fanfiction.

Keywords : Letramento; fanfiction; mineração de texto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License