Acessibilidade / Reportar erro

Ensino/aprendizagem de língua portuguesa na escola: explorando letramentos

Portuguese language teaching/learning in school: exploring literacies

RESUMO

Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de língua portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora pesquisadora e seus estudantes do segundo ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra.

PALAVRAS-CHAVE:
letramentos; aula de língua portuguesa; educação linguística crítica

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com