SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

versão On-line ISSN 1984-6398

Resumo

OLIVEIRA, Hélvio Frank de  e  ARRIEL, Tatiane Dutra de Godoi. Ensino/aprendizagem de língua portuguesa na escola: explorando letramentos. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.451-477. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201812701.

Neste artigo, objetiva-se problematizar práticas escolares envolvendo língua/linguagem a partir de uma experiência localizada de ensino de língua portuguesa. A pesquisa-ação foi orientada pela pluralidade de letramentos, conduzida pela professora pesquisadora e seus estudantes do segundo ano de ensino médio de uma escola pública de Goiás. O material empírico de interpretação constitui-se de questionários discentes, de notas de campo e diário reflexivo da professora pesquisadora, e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes. Os resultados apontam para a relevância de projetos que subvertam didáticas enrijecidas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa, especialmente aquelas práticas voltadas exclusivamente ao letramento da letra.

Palavras-chave : letramentos; aula de língua portuguesa; educação linguística crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )