RESUMO
O objetivo deste trabalho consiste em analisar três aspectos referentes às revisões realizadas por alunos nos textos de seus colegas em uma oficina de fanfictions no ambiente escolar: o uso da correção indicativa no contexto digital; a correção resolutiva/textual-interativa e seu caráter polifônico; e o emprego da correção textual-interativa pelos discentes que se posicionaram como leitores interessados. As análises foram baseadas nas discussões desenvolvidas por Serafini (1995)SERAFINI, M. T. Como escrever textos? 7. ed. São Paulo: Globo, 1995. e Ruiz (1998)RUIZ, E. M. S. D. Como se corrige redação na escola. 1998. 307f. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998., para refletir sobre a prática de revisão, e na teoria de Bakhtin, acerca da questão do dialogismo. Foi possível constatar que tanto o instrumento pode interferir na prática e na função das categorias de correção, como a prática pode ser fator de interferência no instrumento e na função das categorias.
PALAVRAS-CHAVE:
revisão; categorias de correção; dialogismo; escola; fanfictions