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Reflexões sobre colonialidade de gênero eletramento crítico em aulas no ensino médio

Reflections on Coloniality of Gender and Critical Literacy in High School Classes 1 1 Este artigo é um recorte da minha pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sob orientação do professor doutor Sérgio Ifa (UFAL).

RESUMO

Este artigo visa interpretar discursos presentes nas falas de alunos/as do ensino médio em sala de aula de língua inglesa sob a luz dos conceitos de colonialidade de gênero de Mendoza (2017MENDOZA, B. La epistemología del sur, la colonialidad del género y el feminismo latinoamericano. Tradução de Laureny Aparecida Lourenço da Silva. In: BRANDÃO, Izabel et al. (org.). Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). Maceió: Edufal; Florianópolis: Editora da UFSC, 2017. p. 753-776.) e Lugones (2007LUGONES, Maria. Heterosexualism and the Colonial/Modern Gender System. Hypatia, Hoboken, v. 22, n. 1, p. 186-209, 2007. Doi: https://doi.org/10.1353/hyp.2006.0067
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), e de letramento crítico como perspectiva de ampliação de visões de Monte Mór (2015MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes , 2015. p. 31-50., 2018MONTE MÓR, W. Sobre rupturas e expansão na visão de mundo: seguindo as pegadas e os rastros da formação crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pa de Palavra, 2018. p. 263-276.). Para tanto, investigo as falas de meus/minhas alunos/as que me levaram a refletir sobre esses conceitos nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Desse modo, verifiquei discursos que correspondiam à noção de colonialidade de gênero, interpretei os processos linguísticos inseridos nesses discursos e sinalizei algumas posturas críticas em relação à temática. Diante disso, defendo a inclusão do debate sobre gênero em sala de aula de língua inglesa, a fim de problematizar e refletir sobre tal questão.

PALAVRAS-CHAVE:
colonialidade de gênero; letramento crítico; ensino de língua inglesa

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