SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Construção de rotinas espaciais e seus efeitos nas dinâmicas de inclusão-exclusão do ativismo LGTB em Córdoba, ArgentinaUm passeio de ônibus: Priscilla, a rainha do deserto (1994) e alguns diálogos entre categorias sociais e ficcionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1984-6487

Resumo

SANTOS, Camila Backes dos; COSTA, Ângelo Brandelli; CARPENEDO, Manoela  e  NARDI, Henrique Caetano. A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenção e pesquisa: El cine como herramienta de intervención e investigación. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2011, n.7, pp. 127-141. ISSN 1984-6487.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-64872011000200006.

O contexto da formação em psicologia é tradicionalmente marcado pela patologização das performances de gênero e das sexualidades que fogem à matriz heteronormativa. A ausência da discussão sobre a diversidade sexual na formação em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul motivou o projeto de pesquisa-intervenção aqui apresentado. O objetivo foi estimular o debate sobre a diversidade sexual utilizando o cinema como disparador de discussões em graduandos em psicologia, a fim de se compreenderem suas crenças e atitudes sobre a temática. As análises apontam para a resistência à discussão desta temática para além das abordagens tradicionais, as quais situam a diversidade sexual no campo da psicopatologia. No entanto, apesar da resistência, foi possível criar um espaço para a discussão que possibilitou ao corpo discente e docente refletir sobre o tema.

Palavras-chave : diversidade sexual; ensino superior; ensino de psicologia; cinema; intervenção.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português