SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10Swinger practice, swinger lifestyle? A perverse sexuality?The effects of sexual prejudice on the mental health of gays and lesbians in Antofagasta, Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1984-6487

Abstract

CUNHA, Claudia Carneiro da. Os muitos reveses de uma "sexualidade soropositiva": o caso dos jovens vivendo com HIV/AIDS. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2012, n.10, pp. 70-99. ISSN 1984-6487.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-64872012000400004.

No artigo explora-se um conjunto de táticas e estratégias, no sentido foucaultiano dos termos, dirigidas à (con)formação de sujeitos, no quadro mais amplo da produção do jovem vivendo [com HIV/AIDS] como um "novo personagem" da AIDS. É como um "perigo", no sentido de poder disseminar o vírus através de uma sexualidade vista como "exacerbada" e "descontrolada" pela idade, que os jovens são alvo de um investimento pesado de modelagem e modelação moral. Em razão disto, supõe-se que eles precisem construir uma excelência no "controle de si". O texto debruça-se sobre uma oficina de sexualidade/cidadania para desfiar analiticamente, a partir das atividades com recursos pedagógicos, seguidas de debates, a tensão constituinte ao se trabalhar o tema sexo com jovens e soropositivos, quando a temática do prazer é tida como peça principal, porém premida pela obrigação de responsabilidade e, portanto, esquadrinhada pelos discursos da prevenção.

Keywords : jovens; prevenção; HIV/AIDS; Brasil; tecnologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese