SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10Swinger practice, swinger lifestyle? A perverse sexuality?The effects of sexual prejudice on the mental health of gays and lesbians in Antofagasta, Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1984-6487

Abstract

CUNHA, Claudia Carneiro da. Os muitos reveses de uma "sexualidade soropositiva": o caso dos jovens vivendo com HIV/AIDS. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2012, n.10, pp. 70-99. ISSN 1984-6487.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-64872012000400004.

No artigo explora-se um conjunto de táticas e estratégias, no sentido foucaultiano dos termos, dirigidas à (con)formação de sujeitos, no quadro mais amplo da produção do jovem vivendo [com HIV/AIDS] como um "novo personagem" da AIDS. É como um "perigo", no sentido de poder disseminar o vírus através de uma sexualidade vista como "exacerbada" e "descontrolada" pela idade, que os jovens são alvo de um investimento pesado de modelagem e modelação moral. Em razão disto, supõe-se que eles precisem construir uma excelência no "controle de si". O texto debruça-se sobre uma oficina de sexualidade/cidadania para desfiar analiticamente, a partir das atividades com recursos pedagógicos, seguidas de debates, a tensão constituinte ao se trabalhar o tema sexo com jovens e soropositivos, quando a temática do prazer é tida como peça principal, porém premida pela obrigação de responsabilidade e, portanto, esquadrinhada pelos discursos da prevenção.

Keywords : jovens; prevenção; HIV/AIDS; Brasil; tecnologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese