SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Change and narration. The transformations of homosexuality in Buenos Aires according to the narratives of older homosexualsGender and sexuality of people with mental disorders in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1984-6487

Abstract

OLIVEIRA, Thiago de Lima  and  NASCIMENTO, Silvana de Souza. Corpo aberto, rua sem saída. Cartografia da pegação em João Pessoa. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2015, n.19, pp.44-66. ISSN 1984-6487.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2015.19.05.a.

O presente trabalho se insere na interseção entre os estudos de gênero e a antropologia urbana. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida entre os anos de 2012 e 2014 na cidade de João Pessoa. No presente artigo buscamos apresentar agentes e espaços que compõem um circuito caracterizado pela busca de trocas eróticas e sexuais sem vínculos afetivos ou interesses financeiros entre homens que não necessariamente identificam a si mesmos como homossexuais: a pegação. A pesquisa aponta para relações de permeabilidade entre pessoas e lugares, bem como para processos de tensionamento de modelos identitários através de uma experiência marcada pela fluidez e a eventualidade, engendrando um contínuo processo de reinvenção do espaço e dos próprios envolvidos, ainda que submetida a mecanismos de controle social.

Keywords : sexualidades dissidentes; masculinidades; sexo na cidade; pegação; etnografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )