SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25The limits of “experience” and “liberation” in the National University Meeting of Sexual Diversity (Encontro Nacional Universitário da Diversidade Sexual - ENUDS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1984-6487

Abstract

VASSALLO, Simone Pondé. Entre vidas objetificadas e vítimas da escravização: a trajetória das ossadas do Cemitério dos Pretos Novos, no Rio de Janeiro. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2017, n.25, pp.277-297. ISSN 1984-6487.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2017.25.14.a.

Nos últimos anos, diversas iniciativas no Brasil e no mundo apontam para um novo enquadramento da escravidão que procura trazer à tona o ponto de vista dos escravizados. Elas são elaboradas em torno de uma nova moralidade que denuncia o processo de vitimização a que foram submetidos. No entanto, a construção dessas novas narrativas é permeada por conflitos e ambiguidades. Partindo de uma etnografia sobre as ossadas do sítio arqueológico Cemitério dos Pretos Novos, tento trazer à tona a multiplicidade de atores e representações que transcendem e ressignificam o processo de vitimização. Com isso, procuro iluminar a complexidade da construção contemporânea da categoria da vítima, em particular as vítimas da escravização no Brasil.

Keywords : vítima; escravidão; restos mortais; patrimonialização, Pretos Novos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )