SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Silêncios em discurso: Família, conflito e micropolítica em narrativas sobre a revelação da homossexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1984-6487

Resumo

NATIVIDADE, Marcelo. Uma família como outra qualquer: Casamento igualitário e novas famílias em igrejas evangélicas LGBT. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2019, n.33, pp.343-372.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1984-6487.  https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2019.33.16.a.

O artigo debate nexos entre religião, identidades coletivas, política e sexualidade em segmento de igrejas evangélicas no Brasil que retira a homossexualidade das definições de pecado da tradição cristã, constituindo dinâmicas de renovação e politização do campo. A crescente preocupação de algumas vertentes religiosas com o casamento gay, com a adoção por casais de pessoas de mesmo sexo e com outras demandas dos movimentos LGBT tem colocado em foco, a partir de trabalho de campo realizado em igrejas evangélicas brasileiras de perfil minoritário, as igrejas inclusivas ou igrejas LGBT. Argumento sobre o enlace entre linguagens religiosas e categorias e ideias do campo dos direitos sexuais, constituindo passagens e inovações em um dado contexto.

Palavras-chave : religião; sexualidade; igreja gay; evangélicos; direitos sexuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )