SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34“Mais Médicos”: Discursos, Corpos, e a Biopolítica do Internacionalismo MédicoA legalidade oculta: percepções de estigma nas trajetórias de mulheres que descobrem e acessam a interrupção legal da gravidez por razões de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1984-6487

Resumo

SILVA, Luís Augusto Vasconcelos da; DUARTE, Filipe Mateus  e  LIMA, Mônica. “Eu acho que a química entrou em reprovação”: Relações afetivo-sexuais de homens jovens vivendo com HIV/aids e com carga viral indetectável. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2020, n.34, pp.25-45.  Epub 18-Maio-2020. ISSN 1984-6487.  https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2020.34.03.a.

Neste artigo, discutimos narrativas sobre as relações afetivo-sexuais de homens jovens vivendo com HIV/aids, com carga viral indetectável e possibilidade de não transmis-sibilidade do HIV. Realizamos dez entrevistas semiestruturadas com homens que fazem sexo com homens, entre 18 e 30 anos, acompanhados em um SAE - Serviço de Assistência Es-pecializada de Salvador-BA, em 2017. Nas narrativas em foco, a condição de indetectável aparece como uma mudança [bio]identitária importante, e sua manutenção como uma res-ponsabilidade contínua consigo e com o outro. Apesar de avanços biomédicos e das novas possibilidades interativas abertas nesse cenário, os efeitos estigmatizantes do HIV persistem, sustentados pelos discursos de medo e culpa por uma possível transmissão do vírus. Uma noção de corpos perigosos, de risco, em detrimento dos avanços alcançados com os estudos que indicam que indetectável=intransmissível.

Palavras-chave : HIV/aids; carga viral indetectável; homens que fazem sexo com homens; sexualidade; práticas de cuidado.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )