SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Yield traits as selection indices in seedling populations of cassava author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Crop Breeding and Applied Biotechnology

On-line version ISSN 1984-7033

Abstract

ASSUNCAO, Aracelle et al. Comportamento da heterose em componentes industriais e da produção para o milho doce. Crop Breed. Appl. Biotechnol. (Online) [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 183-190. ISSN 1984-7033.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-70332010000300001.

Foi avaliada a heterose e seus componentes através de cruzamentos dialélicos em milho doce utilizando 38 tratamentos: oito parentais, 28 híbridos e duas testemunhas. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com três repetições e a análise dialélica seguiu a metodologia de Gardner and Eberhart (1966). Foi avaliado o florescimento masculino e feminino, altura de plantas e espigas, índice de espigas (número de espigas/número de plantas), ºBrix, peso de espigas total, peso de espigas padrão, rendimento industrial e teor de açúcar total. Houve variabilidade genética entre os genótipos, com diferença significativa para vários caracteres, exceto índice de espigas, rendimento industrial e ºBrix. Há heterose para grande parte dos caracteres avaliados. A heterose média dos híbridos com relação aos genitores foi positiva para a maioria dos caracteres. Houve contribuição de efeito aditivo e de dominância, sendo a maior contribuição dos genes de dominância para florescimento, altura de plantas e espigas e peso de espigas padrão.

Keywords : milho doce; rendimento industrial; capacidade de combinação; heterose.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English