SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Testadores para capacidade combinatória e seleção de híbridos de mamoeiro resistentes a doenças fúngicasMelhoramento do feijoeiro visando a obtenção de linhagens de grãos vermelhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Crop Breeding and Applied Biotechnology

versão On-line ISSN 1984-7033

Resumo

SIMIONI, Carine  e  VALLE, Cacilda Borges do. Análise meiótica em tetraplóides induzidos de Brachiaria decumbens Stapf. Crop Breed. Appl. Biotechnol. (Online) [online]. 2011, vol.11, n.1, pp.43-49. ISSN 1984-7033.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-70332011000100006.

O comportamento meiótico de três plantas tetraplóides (2n = 4x = 36) originadas de duplicação cromossômica somática de uma planta diplóide de reprodução sexual de Brachiaria decumbens foi avaliado. Todas as plantas analisadas apresentaram anormalidades relacionadas à poliploidia, tais como segregação cromossômica irregular, levando à migração precoce dos cromossomos para os polos e formação de micronúcleos durante as duas divisões meióticas. Entretanto, as anormalidades observadas não comprometeram os produtos meióticos, que foram caracterizados por tétrades regulares e satisfatória fertilidade dos grãos de pólen, que variou de 61,36 a 64,86%. Os cromossomos parearam principalmente como bivalentes na diacinese, mas univalentes até tetravalentes também foram observados. Estes estudos contribuíram para a escolha de genitores sexuais férteis e compatíveis para cruzamento com apomíticos naturais de B. decumbens, identificando anormalidades e conferindo a viabilidade do pólen. Com cruzamentos intraespecíficos, espera-se reduzir a esterilidade nos híbridos produzidos no programa de melhoramento, problema observado nos híbridos interespecíficos obtidos até então.

Palavras-chave : Brachiaria; comportamento meiótico; cruzamentos intraespecíficos; duplicação cromossômica; melhoramento vegetal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons