SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Characterization of sweet cassava accessions based on molecular, quantitative and qualitative dataGenética do teor de fósforo em sementes de feijão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Crop Breeding and Applied Biotechnology

versão On-line ISSN 1984-7033

Resumo

MONTEIRO, Carlos Eduardo da Silva; PEREIRA, Telma Nair Santana  e  CAMPOS, Karina Pereira de. Caracterização reprodutiva de híbridos interespecíficos obtidos entre espécies de Capsicum. Crop Breed. Appl. Biotechnol. (Online) [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 241-249. ISSN 1984-7033.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-70332011000300006.

O presente trabalho objetivou fazer a caracterização reprodutiva de híbridos interespecíficos bem como de acessos de Capsicum, via viabilidade polínica. Os híbridos foram obtidos entre espécies de Capsicum. A maioria dos acessos mostrou alta viabilidade polínica, indicando que a meiose é normal resultando em grãos de pólen viáveis. Entre as espécies, C. pubescens apresentou o menor valor de viabilidade polínica (27 %). Os híbridos interespecíficos apresentaram graus de viabilidade polínica variando desde combinações férteis (C. chinense x C. frutescens e C. annuum x C. baccatum) a combinações macho estéreis. A viabilidade polínica também variou dentro da combinação hibrida dependendo dos acessos usados no cruzamento. Os resultados indicam que a macho esterilidade é uma das barreiras de incongruidade observadas entre espécies de Capsicum uma vez que é possível se obter o híbrido, mas ele pode ser macho estéril.

Palavras-chave : Capsicum; espécies silvestres; espécies domesticadas; grão de pólen; macho esterilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês