SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Variabilidade genética em subamostras de feijão-fava de crescimento determinado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Crop Breeding and Applied Biotechnology

versão On-line ISSN 1984-7033

Resumo

SILVA FILHO, João Luís da. Otimização do número de progênies e de repetições em experimentos de melhoramento de plantas. Crop Breed. Appl. Biotechnol. [online]. 2013, vol.13, n.3, pp.151-157. ISSN 1984-7033.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-70332013000300001.

Propõe-se um critério de escolha do número de repetições, r, e de progênies avaliadas, Nr, dadas P parcelas experimentais, com Nr=P/r, e n progênies a serem selecionadas; discute-se sua aplicação na seleção de progênies de populações conduzidas em bulk, oriundas de dois genitores homozigóticos. Conhecida a herdabilidade em nível de parcela, h20 , há um n crítico abaixo do qual o ganho com a seleção é maior avaliando-se P/(r+1) progênies com r+1 repetições que P/r progênies com r.Foram simulados diferentes cenários de h20 , nas gerações F2 e F, considerando-se ausência de dominância. Mostra-se que, sob qualquer valor de h20 , se n > 18.5% de P, maiores ganhos são obtidos tomando-se Nr = P, evidenciando a possibilidade do uso de delineamento em blocos aumentados em fases iniciais de programas de melhoramento. Quanto maior h20 , seleções mais intensas são necessárias para justificar o uso adicional de repetições.

Palavras-chave : Ganhos com a seleção; tamanho amostral populacional; número de progênies selecionadas; limites da seleção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons