SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Cytological characterization of Jatropha curcas callus in different periods of cultivationEffect of environments on the estimated genetic potential of segregating common bean populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Crop Breeding and Applied Biotechnology

On-line version ISSN 1984-7033

Abstract

BENIN, Giovani et al. Melhoria da precisão de seleção de genótipos de trigo em ensaios de competição. Crop Breed. Appl. Biotechnol. [online]. 2013, vol.13, n.4, pp.234-240. ISSN 1984-7033.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-70332013000400003.

O objetivo deste trabalho foi verificar se o uso do método de Papadakis melhora os pressupostos do modelo e a precisão experimental da produtividade de grãos de em ensaios de competição de linhagens de trigo, em diferentes regiões de Valor de Cultivo e Uso (VCU). Foram usados os resultados da produtividade de grãos de 572 ensaios de competição, avaliados em 31 locais, nas regiões de VCU 1, 2, 3, e 4, nas safras agrícolas de 2007 a 2011. O método de Papadakis melhorou os índices das medidas de precisão experimental e reduziu o número de repetições necessário para a predição do rendimento de grãos de genótipos de trigo. Existe diferença entre as regiões de adaptação de trigo quanto à eficiência do método de Papadakis, a magnitude do coeficiente de ajustamento das médias de genótipos, o ganho na acurácia seletiva e a produtividade de grãos.

Keywords : Triticum aestivum L.; seleção e recomendação de cultivares; pressupostos; medidas de precisão; análise espacial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License