SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Biodiversidade brasileira para uso ornamental e conservaçãoMudanças na metilação de DNA global em enxertia interespecífica com Cucurbitaceae índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Crop Breeding and Applied Biotechnology

versão impressa ISSN 1518-7853versão On-line ISSN 1984-7033

Resumo

WEILER, Roberto Luis et al. Duplicação cromossômica em Paspalum notatum var. saure (cultivar Pensacola). Crop Breed. Appl. Biotechnol. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.106-111. ISSN 1518-7853.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-70332015v15n2n19.

Paspalum notatum é uma das mais importantes espécies das pastagens nativas do Sul do Brasil, que é a principal fonte forrageira para a pecuária. Os ecótipos nativos são tetraploides e de reprodução apomítica, o que impede o registro e a proteção de cultivares. Porém, uma variedade cultivada, Paspalum notatum var. saurae (cultivar Pensacola) é diplóide e sexual. O objetivo deste trabalho foi de poliploidizar artificialmente plantas de cv Pensacola, para serem utilizadas como genitores femininos em cruzamentos com genitores masculinos tetraploides e apomíticos. Plântulas e sementes foram tratadas por imersão com soluções de colchicina por tempo de exposição variável. Três plantas confirmaram número cromossômico tetraploide. As plantas polyploides obtidas serão avaliadas quanto ao modo de reprodução; se confirmarem ser sexuais, serão utilizadas nos esquemas de cruzamentos com plantas apomíticas nativas para obtenção de novos híbridos intraespecíficos.

Palavras-chave : Poliploidia; duplicação cromossômica; Paspalum notatum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )