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A Babilônia de cambiáveis jogos identitários: contradição de vozes, estilhaçar de faces

The Babylon of switchable identity games: contradiction of voices, shatter of faces

Resumo:

O romance Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes, ao propor um questionamento sobre a natureza da representação identitária das personagens convida o leitor a refletir a respeito da atividade de criação textual. Nesse âmbito, ao mesmo tempo em que a alteridade dos sujeitos ficcionais passa por um simultâneo processo de afirmação e negação, no qual o “eu” está em constante tensão com o “outro” ou o “não-eu”, a voz narrativa também se apresenta como uma instância criadora vulnerável às instabilidades e limitações decorrentes do trabalho de produção da escrita literária. A proposta da presente reflexão é, portanto, discutir os mecanismos que engendram a hermenêutica da ficção contemporânea, a qual compreende as identidades narrativas como múltiplas, instavéis e em constante processo de (re)elaboração.

Palavras-chave:
Representação; Identidade; Alteridade; Ficção; Hermenêutica

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