Acessibilidade / Reportar erro

Neurociência cognitiva na sala de aula: estratégias de ensino de Língua Espanhola

Cognitive neuroscience in the classroom: teaching strategies in Spanish Language

Resumo:

Apresentamos, neste artigo, uma análise de atividades de um material didático elaborado para o ensino de leitura em Língua Espanhola (PINHO, 2015bPINHO, Louise Silva do. !Léelo ahora! Prácticas de lectura en lengua española. 2015. 55 f. Produto pedagógico (Mestrado) – Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, 2015b. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/profelinguas/files/2017/05/leelo-ahora--practicas-de-lectura-en-lengua-espanola.pdf>. Acesso em: 27 set. 2017.
http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pro...
) que tem como base conceitos da Neurociência Cognitiva (COSENZA; GUERRA, 2011COZENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.) e do ensino e aprendizagem de leitura (LEFFA, 1996LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzato Editores, 1996.; SCHLATTER, 2009SCHLATTER, Margarete. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. In: Calidoscópio. Revista de Linguística Aplicada, São Leopoldo: Unisinos, v. 7, n. 1, p. 11-23, jan./abr. 2009. Disponível em: <revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/4851/2109>. Acesso em: 18 abr. 2018.
revistas.unisinos.br/index.php/calidosco...
). O objetivo deste trabalho é analisar algumas atividades e estratégias de ensino de Língua Espanhola utilizadas em aulas aplicadas pela pesquisadora na referida pesquisa e observar como elas contribuem com o ensino e a aprendizagem de leitura em língua espanhola. A análise das atividades foi feita com base nos conceitos neurocientíficos de funções cognitivas (percepção, memória, funções executivas e funções expressivas) e em estudos sobre o desenvolvimento da habilidade da leitura. Foi possível verificar que as atividades de compreensão leitora analisadas buscam desenvolver as funções cognitivas durante o processo de aprendizagem da leitura em língua espanhola, além de estimularem o uso de estratégias de leitura.

Palavras-chave:
Neurociência cognitiva; Leitura; Língua espanhola

EDIPUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900, Tel: 3320-3500 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: letrasdehoje@pucrs.br